sexta-feira, 8 de março de 2013

Sobre hoje



Bem, acredito que na sociedade seja mais fácil ser homem do que ser mulher.  Obviamente, cobranças existem dos dois lados: enquanto se espera do homem atitude, coragem, força, responsabilidade e virilidade; da mulher espera-se tudo isso com uma falsa  dose de delicadeza;  ela tem que ser forte para sofrer, mas necessita se parecer frágil para não atingir a “superioridade” masculina.

Digo que é mais fácil ser homem porque as cobranças que são feitas a eles os levam ao “progresso”, enquanto as cobranças feitas a elas não surtem efeito com a mesma proporção, pois as mesmas ficam com múltiplas tarefas.  Porém, os homens são mais inocentes. O machismo é tolerado por uma questão de necessidade misturada com conveniência e tende a perder o seu espaço. 

O resultado é que no nosso século não se sabe mais o que é ser homem e o que é ser mulher, pois os mesmos estão mudando. Mulheres estão trabalhando, dirigindo, estudando, escolhendo se querem ou não casar e/ou ter filhos. Os homens estão se livrando um pouco da pressão acerca da masculinidade e também estão se aventurando em tarefas que eram consideradas femininas, como a culinária, por exemplo. Confesso que nesse caso é mais difícil citar exemplos. Aliás, a culinária nem é bem um papel feminino. Confesso aqui também que não sei exatamente sobre a reação dos homens frente à “invasão” feminina. Creio que nem mesmo os homens saibam ao certo o que fazer.

Isso é bom ou é ruim? Acredito que a mulher ainda esteja em desvantagem, mas se perguntarem para ela se quer trocar de lugar com os homens, certamente a resposta será não. Mulheres querem continuar a ser mulheres e homens querem continuar a ser homens. Porém, muitos dos papéis que são dados a cada um são criações da sociedade, poucos são biológicos. Como será então que a mesma se organizará para decidir de maneira mais justa sobre os relacionamentos futuros? Sinceramente, eu não sei.

Sei que hoje é o Dia da Mulher e deve ser grafado com letra maiúscula para revelar sua importância. Sei que elas esperam que os homens se lembrem disso e que possam surpreendê-las (sim, elas ainda acreditam que os homens possam fazer isso). Aos homens, digo que fazer isso vale a pena, pois quando uma mulher está feliz ela compartilha isso com o coração. A todos, a sociedade é feita por nós e será da maneira pela qual a maioria decida. Que tal dialogarmos e buscarmos juntos maneiras para o bem-estar mútuo?

Nenhum comentário: